sábado, 26 de abril de 2008

Poema



"[...] Do alegre festival de lindas flores,
Da algazarra dos pássaros multicores
E da vida que vibra os cânticos seus..."





"Pantanal... vida que se renova a cada dia,
Natureza convivendo em paz e harmonia,
Recanto da Terra... abençoado por Deus!"






Agenor

quinta-feira, 24 de abril de 2008

→ FLORA

Flor de Maracujá!

A vegetação pantaneira é um mosaico de três regiões distintas amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e boliviano). Durante a seca, os campos se tornam amarelados e não raro a temperatura desce a níveis abaixo de 0 ºC, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente.

Aguapé


A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como
angico, ipê e aroeira.
Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o
mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.


Bromélia

→ FAUNA

BubbleShare:♥ Share photos - Play some Online Games.


Como podemos ver no vídeo, a fauna pantaneira é bem diversificada, muitas espécies de animais habitam esse bioma.



RÉPTEIS
Entre os répteis que habitam o Pantanal estão o jacaré, iguanas e a maior cobra do mundo, a sucuri.



MAMÍFEROS
Alguns mamíferos pantaneiros são a onça-pintada, capivara, ariranha, o tamanduá bandeira, cotias, macacos prego e cervos.



AVES
Como a arara-azul, beija-flor, tucanos, emas e o tuiuiú, o símbolo do Pantanal.



PEIXES
Há uma enorme quantidade de peixes habitando os rios pantaneiros, alguns deles são as piranhas, dourado e o pintado.

ARTRÓPODES
Também existem muitos no pantanal, entre eles borboletas, besouros, mariposas, cupins e aranhas.



PRÁTICA ILEGAL!



O Pantanal é um bioma com uma grande biodiversidade, logo sofre muito com o tráfico ilegal de animais silvestres.
Esses animais são levados todoa apertados em malas, em péssimas condições, a maioria não resiste e morre no caminho, é uma crueldade sem tamanho. Se o animal é solto novamente, ele dificilmente sobreviverá pois em cativero ele perde a capacidade de caçar seu alimento e de se defender dos predadores.
A compra, a venda ou a criação de animais silvestres é crime inafiançável.
Por isso
NUNCA compre animais silvestres!!!! Não colabore com essa prática!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

→ CURIOSIDADES

É a maior planície alagável do planeta, localizada entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Apesar de ser a área que menos chove na região centro-oeste, sofre alagamentos periódicos, devido a sua topografia aplainada, que faz com que os rios fiquem mais lentos, transbordando, no período de cheias.
É uma área extremamente complexa aparecendo uma grande biodiversidade(fauna e flora), destacando-se quatro diferentes tipos de vegetação: trechos de floresta pluvial, como nas matas ciliares, que aparecem ao longo dos rios, cerrado, campos alagáveis, e até alguns trechos de caatinga, onde destacam- se até mesmo cactos.
O Pantanal depende de um delicado equilíbrio entre o clima, o solo, os rios(o principal deles é o rio Paraguai) e a vegetação; e está sofrendo uma grande degradação vcausada pelas atividades humanas na área.
O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno. A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos e suportam pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região.

sábado, 19 de abril de 2008

→ A DEGRADAÇÃO

AS PRINCIPAIS CAUSAS DA


DEGRADAÇÃO DO PANTANAL




a Garimpo
a Pecuária
a Navegação
a Agricultura
a Pesca predatória



O garimpo é muito prejudicial ao Pantanal pois polui seus rios com substâncias, tais como o mercúrio que é usado pelos garimpeiros para separar o ouro de pedrinhas e outros minérios, essa substância pode contaminar os peixes, que contaminam seus predadores(o teor dessas substâncias aumentam conforme aumenta o nível da cadeia alimentar) e assim vai, podendo até contaminar as pessoas que deles se alimentarem, ja que o homem sempre está no topo da cadeia alimentar.
O garimpo também provoca o assoreamento* dos rios, pois alguns garimpeiros jogam jatos bem fortes d'água nos barrancos das margens dos rios, para retirar o ouro que ali se encontra. O assoreamneto pode causar um alagamento definitivo na área do Pantanal e provocar um desequilíbrio na região, porque espécies de plantas estão adaptadas para um certo período de cheia, se passar desse tempo elas não sobrevivem. Os peixes também sofrem com isso porque algumas espécies estão adaptadas apenas a uma certa profundidade e temperatura, quando os rios são assoreados eles ficam mais rasos.


* O assoreamento é quando as matas ciliares, que ficam nas margens dos rios, são retiradas e por isso o rio recebe uma grande quantidade de sedimentos, ficando mais raso.



A pecuária
de gado é a principal atividade econômica no Brasil, mas como cada ação traz consigo uma consequência, esta não poderia ser diferente. Ela leva ao pisoteamento do solo. Imagine caro leitor, centenas de bois de 300Kg pisando na vegetação rasteira, eles matam esta vegetação ainda impedem a rebrota, pois a compactação do solo fificulta a infiltração de água, assim promovem o alagamento e modificam o ciclo das plantas que foi se construindo ao longo dos milhares de anos, fazendo-as morrer.


A navegação é responsável por boa parte dos transportes no Pantanal. Isso não é tão bom pois há vazamento de óleos, poluindo os rios. Mas o principal motivo é pelas obras de aprofundamento do Rio Paraguai (o principal rio do pantanal), para poder passar barcos maiores com cargas maiores. Economicamente falando é uma obra de muita importância, mas se analizarmos do ponto de vista ambiental é DESASTROSA, porque isso iria impedir o alagamento periódico, já que iria caber um volume maior de água dentro dos rios, isso iria acabar com muitas espécies que dependem desse alagamento.



A agricultura
é uma prática NÃO exercida no Pantanal, mas sim nos arredores deste bioma.
A agricultura temporária de grãos deixa o solo descoberto, isso leva à erosão. Os sedimentos dessa erosão são carregados pelos ventos, chuvas, ..., para dentro dos rios e quando chegam ao Pantanal são depositados no fundo dos rios, pois a planície diminui a velocidade dos rios, isso causa o assoreamento e prolonga o alagamento de algumas áreas. isso dificulta a navegação e reprodução dos peixes.


A pesca predatória tem diminuido o número de espécies de peixes nos rios, porque alguns pescadores pescam os peixes antes mesmo deles desovarem.



→ O COMPLEXO DO PANTANAL




PANTANAL


O complexo do Pantanal é a maior planície alagável do planeta, localizada entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Apesar de ser a área que menos chove na região Centro-oeste, sofre alagamentos periódicos, devido a sua topografia aplainada, que fez com que os rios fiquem mais lentos e transbordem nos períodos de chuva.

É uma área extremamente complexa aparecendo uma grande biodiversidade(fauna e flora), destacando-se quatro diferentes tipos de vegetação: trechos de floresta pluvial, como nas matas ciliares, que aparecem ao longo dos rios, cerrado, campos alagáveis, e até alguns trechos de caatinga, onde destacam- se até mesmo cactos.
É uma área com grande biodiversidade de fauna e flora.
O pantanal depende de um equilíbrio entre solo, clima, rios e a vegetação que está sofrendo com a degradação causada pelo homem.

O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno. A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos e suportam pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região

sexta-feira, 18 de abril de 2008

→ PANTANAL


DÊ UM CLICK NA FIGURA PARA AMPLIÁ-LA.

Essa é a localização geográfica do Pantanal!

→ APRESENTAÇÃO


Esse blog é de educaçao ambiental. Este foi criado para postarmos assuntos ligados ao meio ambiente.
Somos alunas do colegio mater amabilis(guarulhos-SP), chamadas Giuliana(giu), Kimberly(kim), Leticia Carbone(le) e Giovanna Boare(bu).
Sempre preocupados com o meio ambiente e com o futuro do planeta!!

Espero que gostem

quarta-feira, 16 de abril de 2008

→ A FLOR E A FONTE

A flor e a fonte!




A FLOR E A FONTE



Vicente de Carvalho

"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria
Cantava, levando a flor.

"Deixa-me, deixa-me, fonte!"

Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar".

E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.

"Ai, balanços do meu galho,
"Balanços do berço meu;
"Ai, claras gotas de orvalho
"Caídas do azul do céu!...

Chorava a flor, e gemia,

Branca, branca de terror,
E a fonte, sonora e fria
Rolava levando a flor.

"Adeus, sombra das ramadas,
"Cantigas do rouxinol;
"Ai, festa das madrugadas,
"Doçuras do pôr do sol;

"Carícia das brisas leves
"Que abrem rasgões de luar...
"Fonte, fonte, não me leves,
"Não me leves para o mar!..."

As correntezas da vida
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida
Como a da fonte e da flor...