AQUECIMENTO GLOBAL
Apesar de ser um dos assuntos mais comentados hoje, ainda existem pessoas que não acreditam no aquecimento global, pensam que por a Terra ser tão grande, é impossível que por ação do homem exista algum impacto ambiental negativo de longa duração nela. Essa é uma forma de tentar fugir da realidade, de esconder o problema embaixo do tapete. Sabemos que se não começarmos a reparar os erros que cometemos com o planeta ao longo de todos esses anos, a vida na Terra estará comprometida.
Uma das partes mais vulneráveis do nosso planeta é a atmosfera por ser muito fina. Ela é fina o bastante para podermos mudar sua composição. Quando quantidades altas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera, produzidas através da queima de combustíveis fosseis (carvão mineral e petróleo), queimadas em florestas e até mesmo de erupções de vulcões, atmosfera fica mais grossa e a temperatura do planeta sobe. Mas por quê?
A radiação solar vem em forma de luz e isso aquece a Terra. Parte da radiação que é absorvida e aquece a Terra é irradiada de volta para o espaço na forma dos raios infra-vermelhos. A atmosfera prende no planeta uma parte dessa radiação, o que é muito bom porque faz com que a Terra não sofra grandes variações de temperatura no período da noite. Quando a atmosfera fica mais grossa, uma quantidade maior de raios infra-vermelhos é retida no planeta, fazendo a temperatura do planeta subir..
Se a temperatura do planeta aumenta, conseqüentemente a temperatura da água aumenta e faz com que a velocidade dos ventos aumente e a umidade também. Com todas essas mudanças furacões e queimadas serão mais freqüentes. Com a temperatura mais alta, as calotas polares derreterão e assim o nível dos oceanos aumentará, países serão inundados e pessoas ficaram sem ter onde ir e os ursos polares poderão desaparecer do planeta. Mas cuidado, diferente do que algumas pessoas pensam, o derretimento das geleiras que já estão no oceano não causará aumento do nível dos oceanos, pois estas já estão com volume na água (para comprovar faça a seguinte experiência: Coloque uma pedra de gelo em um copo d’água e espere derreter)
Al gore cita que há alguns anos, cientistas descobriram o buraco na camada de ozônio, na região da Antártida. As pessoas chegaram a pensar que esse era um problema sem solução, mas logo perceberam que se diminuíssem o uso de produtos com uma certa substância, a camada poderia se regenerar, até rápido. Isso prova que apesar da situação da Terra ser muito crítica, se começarmos a reparar os erros, talvez ainda consigamos salvar o planeta e garantir a existência da humanidade e também de todos os outros seres vivos na Terra.
Texto baseado em um filme de Al Gore, um ex-candidato à presidência dos Estados Unidos - Uuma verdade inconveniente (An Inconvenient Truth)
Giuliana Eboli Sotorilli - N° 12 - 8° RB
A receita do aquecimento global. Você vai querer provar?