1]Existem processos alternativos para produção de biodiesel, tais como o craqueamento, a esterificação ou a transesterificação, que pode ser etílica, mediante o uso do álcool comum (etanol) ou metílico, com o emprego do metanol.
2] --> Combustível de heating Home - mais povos estão fazendo exame de um olhar em Biodiesel como uma alternativa para aquecer seu repouso. A maioria de fornalhas oil-fired ou da caldeira podem usar Biodiesel (B20), que é um combustível feito de 80 por cento de óleo de heating tradicional e de 20 por cento Biodiesel. Alguns povos estão começando suas fornalhas adaptadas queimam B100, um combustível feito de 80 por cento de óleo de heating tradicional e de 20 por cento Biodiesel. Alguns povos estão começando suas fornalhas adaptadas queimam B100, um combustível feito inteiramente dos óleos vegetais, que queime muito o líquido de limpeza do que o óleo de heating tradicional.
-->Geração de eletricidade - os geradores Diesel que produzem a eletricidade estão funcionando agora no combustível de Biodiesel. Uma alternativa superior às plantas gerando da eletricidade ardente típica de carvão atualmente que estão sendo usadas nos Estados Unidos. Funcionar em Biodiesel é um barato, limpa e maneira renewable de criar a eletricidade.
-->Agricultura - não somente um produtor de Biodiesel, mas também um consumidor. Os tratores, os reapers, os agricultores, os pickers, os transportes, os geradores, as bombas, e os sistemas de irrigação que usa normalmente o combustível diesel, usam agora Biodiesel abastecer seu trabalho, trazendo a agricultura o círculo cheio do produtor ao consumidor.
-->Aditivo da lubrificação - porque Biodiesel é um lubrificante melhor do que o petróleo atual do baixo-enxôfre, os injectores de combustível e outros tipos de bombas de combustível podem confiar no combustível de Biodiesel para a lubrificação
3]Biodiesel (ésteres mono alquila) é uma combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. Tal qual o diesel derivado de Petróleo, o biodiesel operam em motores de ignição-combustão.
4]A produção do biodiesel pode cooperar com o desenvolvimento econômico de diversas regiões do Brasil, uma vez que é possível explorar a melhor alternativa de matéria-prima, no caso fontes de óleos vegetais tais como óleo de mamona, soja, dendê, girassol, algodão etc, dependendo da região. O consumo do biodiesel e de suas misturas BX pode ajudar um país a diminuir sua dependência do petróleo (a chamada "petrodependência"), contribuir para a redução da poluição atmosférica, uma vez que o biodiesel não contém enxofre em sua composição, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos propícias para outras atividades econômicas, promovendo assim, a inclusão social.
5]Pradópolis, São Paulo: Fábrica em desenvolvimento para entrar em operação em março de 2008, terá capacidade de produção em torno de 400 milhões de litros por ano, e será assim, a maior planta de biodiesel do Brasil, é uma das maiores do mundo.
Charqueada, São Paulo: Unidade em funcionamento na região de Piracicaba, construída pela Petroquimica Capital, utiliza sebo animal como matéria-prima, tem capacidade instalada para 400 mil litros diários.
6]Amendoim, sementes de algodão, sementes de girassol, dendê, mamona e soja são grandes fontes de óleos. Ésteres feitos de qualquer dessas fontes podem ser usados em motores, embora tenham variações nas suas propriedades físicas.
*Vantagens do uso no biodiesel:
-->É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel.
-->É constituído por carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés da fóssil. Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, zerando assim o balanço de massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas.
-->Contribui para a geração de empregos no setor primário. Com isso, evita o êxodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país.
-->Com a incidência de petróleo em poços cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospecção, o que torna cada vez mais onerosa a exploração e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo então a necessidade de se explorar os recursos da superfície, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratégica no sector primário.
-->Nenhuma modificação nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessária para misturas de biodiesel com diesel de até 20%, sendo que percentuais acima de 20% requerem avaliações mais elaboradas do desempenho do motor.
*Desvantagens no uso de biodiesel:
-->Não se sabe ao certo como o mercado irá assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produção do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerina gera acroleína, produto suspeito de ser cancerígeno.
-->No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais que são importantes bolsões de biodiversidade. Muitas espécies poderão deixar de existir em consequência do avanço das áreas agrícolas, entre as espécies, podemos citar o orangotango ou o rinoceronte de Sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.
-->A produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicação de espécies e o possível aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malária.
-->O balanço de CO2 do biodiesel não é neutro se for levado em conta a energia necessária à sua produção, mesmo que as plantas busquem o carbono à atmosfera: é preciso ter em conta a energia necessária para a produção de adubos, para a locomoção das máquinas agrícolas, para a irrigação, para o armazenamento e transporte dos produtos.
-->Cogita-se a que poderá haver uma subida nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção de biodiesel. Como exemplo, pode-se citar alguns fatos ocorridos em Portugal, no início de Julho de 2007, quando o milho era vendido a 200 euros por tonelada (152 em Julho de 2006), a cevada a 187 (contra 127), o trigo a 202 (137 em Julho de 2006) e o bagaço de soja a 234 (contra 178).
domingo, 24 de agosto de 2008
Biodiesel....Vantagens e Desvantagens!
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)