quarta-feira, 23 de abril de 2008

→ CURIOSIDADES

É a maior planície alagável do planeta, localizada entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Apesar de ser a área que menos chove na região centro-oeste, sofre alagamentos periódicos, devido a sua topografia aplainada, que faz com que os rios fiquem mais lentos, transbordando, no período de cheias.
É uma área extremamente complexa aparecendo uma grande biodiversidade(fauna e flora), destacando-se quatro diferentes tipos de vegetação: trechos de floresta pluvial, como nas matas ciliares, que aparecem ao longo dos rios, cerrado, campos alagáveis, e até alguns trechos de caatinga, onde destacam- se até mesmo cactos.
O Pantanal depende de um delicado equilíbrio entre o clima, o solo, os rios(o principal deles é o rio Paraguai) e a vegetação; e está sofrendo uma grande degradação vcausada pelas atividades humanas na área.
O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno. A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos e suportam pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região.

Um comentário:

Coxim, a Capital do Peixe disse...

Outras formas de degradação que estão tirando o sono das comunidades da região são:

1º - a possibilidade de implantação de usinas de álcool e plantações de cana no entorno da bacia pantaneira, colocando em risco permanente sua biodiversidade por conta de eventualidades (acidentes) muito comuns nessas práticas;

2ª - a instalação de hidrelétricas (PCHs) nos rios da borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai. Já existem 5 em execução só na minha região. Os governos são coniventes, e nem o MP ou os órgãos fiscalizadores estão fazendo nada. Os pescadores e outros ambientalistas que denunciam são perseguidos.