O lixo tem várias opções de destinos, mas é claro normalmente é usado o mais barato. Que é o lixão, feito a céu aberto, distante de moradias sem muito tratamento.Existe também o aterro sanitário, que também é muito comum,onde e mais caro, mais o processo é mais eficiente.Esses são exemplos de onde vão o lixo que deveria ser apenas o lixo que não pode ser reutilizado.Mas infelizmente não acontece isso.Muitos materiais recicláveis são jogados em lugares como esses.Mas em compensação existem os catadores de sucata que passam pelas ruas e levam para empresa,ou algo assim, que compram esses materiais.
Existem vários tipos de lixo, como o lixo domiciliar, o que produzimos em casa, o mais comum e o mais volumoso, o lixo hospitalar, que vem de hospitais e necessitam de um cuidado especial, pois já foram utilizados e muitas vezes trazem doenças, o lixo industrial, que são as sobras dos materiais usados, dependendo do tipo de fábrica, o lixo agrícola, que são, grande parte orgânico e outra parte de resíduos usados para a plantação, e esse prescisa de cuidado especial, pois pode causar doenças perigosas, o lixo nuclear, pode se dizer que é o mais perigoso, pois possui elementos radioativos, o lixo espacial, que são os satélites desligados e que caem na Terra com força, podendo cair sobre algo ou alguem , trazendo péssimas consewquências, e etc.
ISOPOR
O isopor - poliestireno expandido, é um plástico celular e rígido, que pode apresentar numa variedade de formas e aplicações. Apresenta-se como uma espuma moldada, constituída por um aglomerado de grânulos.
O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo a camada de ozônio. Porém atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Duas características do Isopor têm fortalecido a sua presença no mercado consumidor, onde vem obtendo crescente participação: a leveza e a capacidade de isolamento térmico, às quais ainda se associa o baixo custo.
Têm sido utilizado na confecção de peças como:
Caixas térmicas para acondicionamento de bebidas e alimentos.
Porta - mamadeiras.
Porta - garrafas de cerveja.
Porta - copos.
Baldes para gelo.
Pranchas esportivas.
Pranchas para artesanato.
Esferas para vitrinismo.
Na Construção e nas Embalagens.
As aplicações do isopor na construção civil são extraordinariamente variadas, salientando que o isopor, além de ser um excelente material de isolamento térmico, pode também ser um sistema construtivo.
Vantagens:
Baixa condutibilidade térmica
A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor o que confere ao isopor um grande poder isolante.
Leveza
As densidades do isopor variam entre os 10-30 kg/m3, permitindo uma redução substancial do peso das construções.
Resistência mecânica
Apesar de muito leve, o isopor tem uma resistência mecânica elevada, que permite o seu emprego onde esta característica é necessária.
Baixa absorção de água
O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade.
Fácil de manusear e colocar
O isopor é um material que se trabalha com as ferramentas habitualmente disponíveis, garantindo a sua adaptação perfeita à obra.
O baixo peso do isopor facilita o manuseamento do mesmo em obra. Todas as operações de movimentação e colocação resultam significativamente encurtadas.
Resistente quimicamente
O isopor é compatível com a maioria dos materiais correntemente utilizados na construção de edifícios, tais como cimento, gesso, cal, água, etc.
Versátil
O isopor pode apresentar-se numa variedade de tamanhos e formas, que se ajustam sempre às necessidades específicas da construção.
Resistente ao envelhecimento
Todas as propriedades do isopor mantêm-se inalteradas ao longo da vida do material, que é pelo menos tão longa quanto a vida da construção de que faz parte.
O isopor não apodrece nem embolora, não é solúvel em água nem liberta substâncias para o ambiente. O isopor não constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de animais ou microrganismos.
Higiênico e totalmente inócuo
O isopor não constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de microrganismos, não absorve umidade nem liberta qualquer substância, podendo assim estar em contato direto com os produtos alimentares sem lhes alterar as características.
Promotor da venda
A apresentação atrativa de um produto no ponto de venda é determinante para o seu sucesso. O isopor permite criar uma apresentação de alto valor realçando o produto.
Econômico
Tomando em conta os diversos parâmetros como as quebras, mão de obra, manuseamento, baixo peso, transporte, armazenagem, a embalagem em isopor resulta economicamente vantajosa.
Adaptável aos produtos
As características do isopor permitem criar embalagens "à medida" de qualquer produto, tornando o isopor num material versátil que oferece sempre as máximas prestações.
O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.
Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Na natureza, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.
Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.
Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano.
O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.
A utilização do isopor como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil do edifício, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante o seu fabricação. Esta economia de energia significa que, para além preservar os recursos energéticos, o uso de isopor reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.
As importâncias da reciclagem do lixo para o homem, são que ocupam menos espaço, pois assim as sucatas não vão estar no lugar de lixos que não são reutilizáveis e estarão, por exemplo em uma obra de arte. Outra razão é de gastar menos dinheiro com materiais novinhos , sendo que poderá usar um reciclado, que lhe proporcionará a mesma utilidade.Outra é o fato de proporcionar um trabalho para os catadores de papel, dando um trabalho para eles se sustentarem.Outro fato é o de ajudar o planeta, que é onde moramos e nossos netos irão morar.E outro é de trazer limpeza.
As importâncias de reciclar para o meio ambiente são de ter menor poluição, pois serão uasadas agora como material.Outra vantagem é de preservar árvores, por exemplo, reciclando papéis já utilizados, dando uma textura mais bonita para a folha.Outro fato é o de que assim a Terra irá durar mais.
Tente ajudar reciclando!!
Yip Kimberly Chan n°33 8°RB
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
LIXO!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Atividade realizada com sucesso!
beijos,
Profa. Ekaterini
Postar um comentário