sábado, 27 de setembro de 2008

O lixo no meio ambiente

O LIXO

Os lixos produzidos em uma cidade podem ir para lixões (ou vazadouros), que são grandes terrenos onde o lixo é despejado. Apesar de ser muito barato, não é recomendável ja que o lixo fica descoberto atraindo animais como ratos, baratas e moscas, que podem transmitir doenças. Além disso, o líquido resultante da deomposição, chorume, pode se infiltrar no solo e poluir o lençol freático da região.

Outra opção é o aterro sanitário, que é mais caro que os lixões, mas evita vários riscos à população. (Vide as postagens sobre aterro).

O lixo também pode ser incinerado, ou seja, queimado. Significa que o lixo vai para gigantescos fornos e as cinzas resultantes vão para os aterros, resolvendo o problema de espaço. Além da incineração ser mais cara, produz gases toxicos e contribui para o aquecimento global. Mas os lixos hospitalares obrigatoriamente tem que ser incinerados, porque são altamente contaminados com microorganismos patogênicos. Algumas pessoas acreditam que o fim dos materiais se da quando os joga no lixo, mas na verdade esse é só o começo. Para uns o lixo não é nada, para outros é tudo. Muitas pessoas obtem sua renda recolhendo os lixos e reciclando-os.

Muitas cidades possuem sistema de coleta seletiva, que consiste em incentivar a população a separar o lixo em dois grupos: Lixo Reciclável (vidro, metal, plástico, papel...) e Lixo Não-Reciclavel (comida..). Mas São Paulo, a maior cidade do país ainda não possui esse sistema. Alguns mercados como o pão-de-açucar recebem esses materiais recicláveis.

Então, o que é a reciclagem?
A reciclagem é um processo que permite reaproveitar materiais transformando-os em novas coisas. É muito importante que a reciclagem faça parte do dia-a-dia das pessoas porque:
• Economizamos energia, porque a reciclagem gasta menos energia do que obtenção a partir das fontes naturais;
• Diminuimos a quantidade de lixo, logo poupamos espaço (com aterros sanitários etc);
• Econimizamos dinheiro, pois matéria-prima para fabricar novos materiais custam mais caro do que re-utilizar o que ja existe;
Poupamos rucursos naturais como árvores, petróleo...;
Empregos, permite que pessoas possam obter sua renda reciclando, como é o caso dos catadores de lixo. Porém, existe alguns tipos de materias que não podem ser reciclados, como é o caso do isopor.
O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. Ele é um plástico celular e rígido, que pode apresentar numa variedade de formas e aplicações. Apresenta-se como uma espuma moldada, constituída por um aglomerado de grânulos. Pode ser utilizado como:
• Caixas térmicas para acondicionamento de bebidas e alimentos.
• Porta - mamadeiras.
• Porta - garrafas de cerveja.
• Porta - copos.
• Baldes para gelo.
• Pranchas esportivas.
• Pranchas para artesanato.
• Esferas para vitrinismo.
Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado e pelotas de isopor podem ser confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

Nenhum comentário: