domingo, 19 de outubro de 2008

PILHAS E BATERIAAS!!!

PILHA é um dispositivo que transforma energia quimica em eletrica.São muito comuns hoje em dia, muitos brinquedos, maquinas fotograficas e etc. usam pilhas como meio de energia para seu funcionamento.Elas quando descartadas incorretamente, acarretam em serios problemas ambientais, como contaminaçao do solo, dos animais e ate a humana. Todo estabelecimento que vende pilhas deve se encarregar caso necessario pela reciclagem das pilhas, de meio que as pessoas possam colocar suas pilhas na loja quando nao servem mais como meio de energia e assim tera a reciclagem.Mas nao é tao facil, as empresas que fazem reciclagem sao pagas para reciclarem, pois é um processo muito caro.Felizmente hoje em dia, apesar de ser um pouco caro existem as pilhas recarregaveis que vem juntas com um carregador e tem grande validade, o que diminui o s problemas causados pelas pilhas que so sao usadas ate sua carga terminar e entao tem de ser descartadas.Com essas, que vem ganhando grande palco nos dias atuais, os problemas com pilhas serao praticamente cessados.


BATERIAS são usadas em celulares, carrinhos de brinquedo e etc. Praticamente tem as mesmas funçoes e consequencias do que a pilha.Grande parte das baterias recarregáveis, porem quando seu período de validade acaba, tem que ser descartada, e as empresas devem aceitá-las de volta e reciclá-las, porém também é um processo muito caro,e isso acarreta na diminuiçao da quantidade que é reciclada.Há três tipos de baterias :

  • Bateria de hidreto metálico de níquel
  • Bateria de níquel cádmio
  • Bateria de íon lítio

*No que depender das indústrias de pilhas e baterias representadas pela ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, o meio ambiente no Brasil estará protegido. Essas empresas investiram em pesquisa e tecnologia e reduziram a quantidade de metais potencialmente perigosos na maioria dos seus produtos. No caso das pilhas e baterias, cuja composição ainda não atenda a legislação, os fabricantes e importadores estão definindo a estratégia de recolhimento do produto esgotado, a partir de julho de 2000. Com tais iniciativas, são atendidas as exigências do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, nas Resoluções 257/99 e 263/99.

As pilhas comuns e alcalinas, comercializadas pelas indústrias representadas pela ABINEE, já atendem os limites estabelecidos pelo CONAMA para 2001. Isto aconteceu graças ao investimento realizado pelas empresas que, desde a última década, desenvolveram pesquisas e tecnologia para controlar e reduzir o nível de poluentes desses produtos.
Utilizadas em lanternas, rádios, brinquedos, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman, as pilhas comuns e alcalinas possuem um mercado no Brasil que soma cerca de 800 milhões de unidades/ano. E como não oferecem risco à saúde e nem ao meio ambiente, depois de esgotadas elas podem ser dispostas junto com os resíduos domiciliares.

por: giovanna boare...n°10...8° RB

Nenhum comentário: