Os problemas e a reciclagem
Atualmente as pilhas e baterias estão muito presentes no nosso cotidiano, em carros, notebooks, celulares, mp3 players, controles etc. Porém possuem materiais em sua composição prejudiciais ao meio ambiente. O chumbo, cádmio e o mercúrio são os principais componentes desses objetos e podem trazer danos irreversíveis para o meio ambiente. Podem contaminar o solo, a água e também entrar na cadeia alimentar. Esses metais são bioacumulativos, ou seja, o organismo não é capaz de elimina-los. Se alguém joga um pilha em um rio, e esse metal se desprende e chega até o peixe, o homem que comer esse peixe ingere o chumbo, o cádmio e o mercúrio, por exemplo.
Abaixo segue alguns metais contidos nas pilhas e baterias e os problemas de saúde causados por eles:
Substância: Mercúrio
Tipo de contaminação: Inalação e toque
Efeito:
• Intoxicação aguda: efeitos corrosivos violentos na pele e nas membranas da mucosa, náuseas violentas, vômito, dor abdominal, diarréia com sangue, danos aos rins e morte em um período aproximado de 10 dias.
• Intoxicação crônica: sintomas neurológicos, tremores, vertigens, irritabilidade e depressão, associados a salivação, estomatite e diarréia.; descoordenação motora progressiva, perda de visão e audição e deterioração mental decorrente de uma neuroencefalopatia tóxica, na qual as células nervosas do cérebro e do córtex cerebelar são seletivamente envolvidas.
Substância: Cádmio
Tipo de contaminação: Inalação e toque
Efeito: Agente cancerígeno, afeta o sistema nervoso, provoca dores reumáticas, distúrbios metabólicos, problemas pulmonares, teratogênico(acarreta mutações genéticas) e pode causar danos ao sistema reprodutivo.
Substância: Zinco
Tipo de contaminação: Inalação
Efeito: Provoca vômitos, diarréias e problemas pulmonares
Substância: Manganês
Tipo de contaminação: Inalação
Efeito: Anemia, dores abdominais, vômito, seborréia, impotência, tremor nas mãos e perturbações emocionais
Substância: Cloreto de Amônia
Tipo de contaminação: Inalação
Efeito: Acumula-se no organismo e provoca asfixia
Substância: Chumbo
Tipo de contaminação: Inalação e toque
Efeito: Irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, insônia, hiperatividade, afeta o sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor- eleva a pressão arterial- agente teratogênico.
Em julho de 2000 entrou em vigor uma norma que passa a responsabilidade sobre o material tóxico produzido para as empresas que fabricam o mesmo. Assim, a empresa fabricante fica responsavel por recolher e encaminhar adequadamente pilhas e baterias que não podem ser descartadas em lixos comuns.
Devido a pressões políticas e novas legislações ambientais que regulamentaram a destinação de pilhas e baterias em diversos países do mundo, alguns processos foram desenvolvidos visando à reciclagem desses produtos. Para promover a reciclagem de pilhas, é necessário inicialmente o conhecimento de sua composição. Infelizmente, não há uma correlação entre o tamanho ou formato das pilhas e a sua composição. Em diferentes laboratórios têm sido realizadas pesquisas de modo a desenvolver processos para reciclar as baterias usadas ou, em alguns casos, tratá-las para uma disposição segura.
Os processos de reciclagem de pilhas e baterias podem seguir três linhas distintas: a baseada em operações de tratamento de minérios, a hidrometalúrgica ou a pirometalúrgica. Algumas vezes estes processos são específicos para reciclagem de pilhas, outras vezes as pilhas são recicladas juntamente com outros tipos de materiais.
Pirometalurgia (Fe-Ni): nesse processo, após lavrado, o minério é enviado para secadores, que removem sua umidade. A seguir, é encaminhado a um forno, onde o concentrado de ferroníquel é formado, com produção de escória. O concentrado tem teor de 23% de níquel e é utilizado como insumo na indústria de aço inoxidável.
Hidrometalúrgica (lixiviação sob pressão — HPAL): no processo HPAL, o minério pode ser primeiramente enriquecido por meio de beneficiamento físico, com a remoção de sílica (caso existente). A partir daí, é alimentado juntamente com ácido sulfúrico a uma autoclave, onde níquel, cobalto e algumas impurezas são dissolvidos. Em seguida, a solução contendo níquel é separada do rejeito e submetida a etapas sucessivas de precipitação e refino, gerando soluções purificadas de níquel e de cobalto.A partir dessas soluções, níquel e cobalto metálicos de elevada pureza são produzidos por eletrólise. Os metais são comercializados tendo como referência os preços praticados na London Metal Exchange e destinam-se às mais diversas aplicações, incluindo a indústria de aço inoxidável, superligas para indústria aeroespacial, fabricação de moedas e indústria química.
Tratamento de minérios: No Tratamento de Minérios se processa o minério tratamento de forma a se obter produtos finais ou concentrados de alto teor. Este processo pode envolver britagem, moagem, e diversas formas de separação do mineral de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário