quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ATERROS SANITÁRIOS

Aterros sanitários



Brasil. País com 189.612.814 de habitantes. Já imaginou quanto lixo é produzido nele?

141 mil toneladas por dia. Todo esse lixo pode oferecer grandes riscos à saúde da população, por isso são levados (ou deveriam ser levados) prara lugares denominados aterros sanitários, onde o lixo é despejado, compactado e coberto com uma camada de terra para reduzir a presença de animais que podem transmitir sérias doenças, como baratas, moscas e ratos, além de evitar o mau cheiro.

Quando o lixo organico é decomposto e se mistura com agua da chuva resulta em um líquido chamado chorume, que é tóxico, fétido e escuro, pode conter microorganismos patogênicos e tem metais pesados que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, por isso existem tubos que retiram o chorume que fica acumulado no aterro. O lixo decomposto também produz gás metano. Esse gás é inflamável e pode pegar fogo facilmente, por isso existe uma tubulação que faz o metano sair. Logo que sai é queimado deixando de oferecer riscos. Esse gás também pode ser utilizado na produção de energia!!!

Os aterros sanitários tem muitas vantagens sobre os lixões, mas por que então, muitas cidades brasileiras ianda não os possui?

Simples! Pois são mais caros que lixões.
As vantagens de um aterro compensam os gastos, ja que com um menor numero de pessoas com doenças, gasta-se menos em hospitais e remédios.

Lixo sendo compactado em um aterro.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Giu Sotorilli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.